Perguntas Frequentes (FAQ)

» Como posso usar o meu curriculum DeGóis nos concursos da FCT?

A FCT permite importação, para efeitos de concursos de bolsas e projetos, do curriculum DeGóis através dos formulários de candidatura no seu site. Para o concurso de bolsas terá de indicar o seu utilizador e palavra-chave do DeGóis. Para o concurso de projetos terá de fornecer ao investigador responsável a sua chave DeGóis que poderá ser consultada na página de entrada da plataforma de edição do seu curriculum DeGóis. Para mais informações consultar as páginas de ajuda aos concursos de bolsas ou projetos da FCT.

» Quem pode criar um curriculum DeGóis

Independentemente das instituições aderentes, todos os investigadores podem criar um curriculum DeGóis.

» Como é que a minha instituição pode ser uma instituição aderente?

A direção da instituição deve solicitar para o endereço de correio eletrónico suporte@degois.pt, o seu pedido de adesão. A adesão está isenta de encargos.

» Quais são os benefícios da adesão institucional ao DeGóis?

Ligação ao portal e aos contactos, a possibilidade de produzir relatórios agregados com a informação curricular pelos diferentes níveis orgânicos e produção de indicadores por instituição.

» Porque é que não consigo criar um curriculum?

Deve verificar se os campos obrigatórios se encontram todos preenchidos, estes campos estão assinalados com asterisco. Um erro comum é a introdução do número do Bilhete de Identidade sem o dígito verificador. O número de Bilhete de Identidade deve ser escrito utilizando apenas números ao qual deve ser incluido o dígito verificador (este dígito encontra-se no seu Bilhete de Identidade no campo imediatamente a seguir ao número) sem introduzir espaços ou qualquer outro delimitador que o separe do número.

» Porque é que ao criar o meu curriculum não o consigo visualizar no Portal?

A visualização do curriculum não é imediata, ficando disponível num período de 24 horas após a criação ou atualização do curriculum. No entanto, se tem urgência em disponibilizar a visualização, pode usar a opção "Enviar curriculum para visualização" no menu "Ficheiro" na plataforma de edição.

» Porque é que não o consigo visualizar o documento de impressão ao selecionar a opção de imprimir?

Deve verificar as opções do seu browser, selecionando a opção de permitir popups.

» Como introduzir no meu curriculum a ligação ao centro de investigação?

Deve ser criada uma atividade de "Investigação e desenvolvimento não associada a projetos" na atividade profissional ligada ao respetivo centro de investigação. Após a criação da atividade deve proceder à edição da instituição selecionando o respetivo centro de investigação.

» Como é que eu posso introduzir os vínculos profissionais?

Criar uma atividade profissional, adicionando a lista de vínculos contratuais com uma determinada instituição através de "Adicionar vínculo".

ver imagem

» As áreas de conhecimento seguem algum padrão internacional?

As áreas de conhecimento seguem a tabela definida pela OCDE v.2007, organização da qual Portugal é membro, até ao segundo nível.

ver tabela

» Tenho que introduzir sempre as áreas de conhecimento?

Sim, deve associar sempre uma área de conhecimento em cada produção. Esta informação pemite uma pesquisa mais eficiente.

» Como é que eu posso ligar as minhas publicações do curriculum a repositórios de texto integral?

Deve colocar o URI(handle, etc...) no campo "Identificador de Objectos Digitais (DOI /URI /...)" da publicação.

Sobre o DeGóis | Contactos | Dados estatísticos | Perguntas Frequentes | Redes de CT&I | Notícias | Instituições

Plataforma DeGóis® - FCT | Termos Legais | Icons by Axialis Team
Fundação para a Ciência e Tecnologia